quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

*A Voz dos Adolescentes*

"Manual Teen" foi objeto de reportagem no jornal "O Estado de São Paulo" (suplemento feminino) no último domingo - 18/01/09.


" A voz dos adolescentes

Com base em pesquisas, a psicóloga Silvana Martani traçou o perfil dos adolescentes hoje, no livro Manual Teen

Ciça Vallerio - O Estado de S.Paulo

A cada ano aumenta o número de adolescentes atendidos na clínica da psicóloga Silvana Martani. Indício de que alguma coisa não anda bem. Foi então que a especialista sentiu a necessidade de escrever um livro para essa turma, que se mostra cada vez mais perdida e desassistida. "Quero ajudá-los antes que batam na porta do meu consultório", afirma.

Durante três meses, Silvana frequentou as principais livrarias de São Paulo para fazer um balanço de tudo o que havia nas prateleiras. Percebeu, então, que faltava um livro que revelasse a opinião e conhecimento dos adolescentes em várias frentes. Daí surgiu o desejo de realizar uma pesquisa entre a moçada.

"Não é possível escrever para um grupo que não conhecemos", ressalta a psicóloga, que também atende na Clínica de Endocrinologia e de Transtornos Alimentares do Hospital Beneficência Portuguesa. "O levantamento serviu para nortear o perfil desse jovem, e deixar claro as informações que ele detém, o que é essencial para elaborar o conteúdo."

Seguindo as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas, foram aplicados 3 mil questionários, divididos em 17 categorias, cada uma abrangendo um tema: aprendizagem, disciplina, sexualidade, orientação vocacional, preconceito, violência, drogas, entre outros. Participaram jovens de 11 a 18 anos, que foram entrevistados nas ruas da cidade de São Paulo e em três escolas públicas e uma particular.

Com os dados em mãos, a psicóloga definiu os temas e escreveu o Manual Teen (Wak Editora), publicação que este ano ganha sua segunda edição. Mentora do projeto, Silvana reuniu vários profissionais e montou uma equipe multidisciplinar, para que cada capítulo tivesse a chancela de especialistas.

"Marcamos muitos jantares para discutir e avaliar os resultados da pesquisa", conta. "Foi um trabalho intenso, mas que valeu muito a pena." O livro desperta não só o interesse dos jovens, mas serve também para orientar os pais, que, segundo a organizadora Silvana, andam muito sem rumo. (...)"

Confira a totalidadade da matéria, clicando aqui!

Um comentário:

Anônimo disse...

Dra.Silvana, somos de uma ONG contra a violência nas escolas e gostaríamos de solicitar os contatos (e-mail, site ou blog) dos demais autores , principalmente daqueles que escreveram sobre Violência e Drogas, Meios de Comunicação e Preconceito . Aproveito para cumprimentá-la e a todos os profissionais envolvidos. Obrigado. Sílvio Machado (ref.>entrevista estadão)